17 de dez. de 2024

TÉCNICAS DE COSTURA E ACABAMENTOS 

COSTURAS ABERTAS

Costura Aberta geralmente é encontrada em acabamentos de blusas  camisas e calças  femininas, peças de alfaiataria em geral e costuras de zíperes.

 

Costura Aberta com acabamento revirado e pespontado.

 

 

Costura Aberta com acabamento em zig-zag

 

 

Costura Aberta com acabamento de viès.

 

 

Costura Aberta com acabamento de overloque.

 


 

COSTURAS FECHADAS

 

Costura Fechada reta e overloque ou reta zig-zag é um dos tipos de costura mais comuns, por ser muito prático. É preciso passar a costura reta unindo as e fazer algum acabamento com o ponto em ziguezague ou overloque.

Costuma ser usado nas partes laterais, por exemplo em camisas, mangas, vestidos e ao longo de toda a lateral da peça.

 


Costura Fechada de interloque além de fazer o ponto de overloque, ela faz um ponto corrente de segurança em uma distancia de 6mm a 1.2 cm da borda do tecido, otimizando o tempo da peça na produção.

 

Costura Fechada em overloque aparente. Pode ser de 3 ou 4 fios utilizado em fechamento de camisetas, Lingerie, moda praia ginástica e malharia em geral.

 

 

 

Costura Fechada francesa é uma forma de dar um acabamento mais delicado, já que os pontos são quase Imperceptíveis.

A costura francesa é muito usada na alta-costura, já que não é uma costura complicada ela entrega um acabamento  fino e elegante para a peça.

Neste tipo de costura utiliza-se apenas maquina reta

 


COSTURA REBATIDA INGLESA

 


Um tipo muito comum em camisas masculinas e calças jeans, mas também pode aparecer em vestidos e blusas com tecidos mais pesados. É um acabamento visível nas laterais na forma de dois pespontos.

 

COSTURA REBATIDA POR PESPONTOS

Esta costura é comum em  jeans, roupas profissionais, couro, sapatos, bolsas e geralmente para tecidos pesados. É um acabamento visível na forma de um ou dois pespontos. 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário