18 de dez. de 2024

 

APLICAÇÃO DE LINHAS E AGULHAS

 

COMBINAÇÃO DE LINHAS E AGULHA


Sobre Linhas

Para escolher o tipo de linha mais indicada, é importante saber a diferença entre a composição e as propriedades de cada uma delas. Na costura, existem dois tipos: as naturais e as sintéticas. Veja a diferença entre elas:

Naturais: são linhas feitas com matéria-prima natural, como o algodão. Esses tipos de linha não possuem elasticidade e podem arrebentar dependendo do tipo de tecido utilizado.

Sintéticas: são feitas com fibras sintéticas, sendo mais resistentes e elásticas. São muito utilizadas na costura em geral e se adaptam bem a diversos tecidos, desde os mais leves até os mais pesados.

 

Como escolher a linha certa para a sua costura

Na hora de elaborar seu projeto, existem alguns pontos de atenção para escolher as melhores linhas de costura.

 Observe a elasticidade da linha  É importante que você saiba qual será o tecido que irá usar. Se for elástico, o ideal é utilizar uma linha também elástica.

Confira a resistência  A resistência precisa ser compatível com a do tecido, por isso, cuide para que uma linha muito fina ou fraca não seja usada em um material muito pesado, pois ela pode arrebentar ou se desfazer.

Verifique a suavidade e a espessura A espessura e a suavidade estão ligadas ao tecido escolhido e a forma como você deseja criar o trabalho. Linhas mais grossas são ideais para materiais mais espessos.

Escolha a cor ideal de acordo com cada trabalho Dependendo do trabalho a ser feito, as cores das linhas podem influenciar bastante.

Dicas  É fácil de trabalhar com linha mercerizada já que ela escorrega facilmente através do tecido, pelas agulhas e ao longo da lançadeira.

Sempre se lembre de que o tamanho dos pontos determinará o número de pontos necessários quando estiver pensando em diminuir ou adicionar fios.

 

Os tipos de agulhas para máquinas de costura.

 

Agulha de ponta normal ou fina (Sharp points, regular ou microtex)
Como é: Tem a ponta levemente afilada. Boa para: Tecidos planos porque a ponta fina “machuca” menos o tecido Tamanhos: 9 a 21

Agulha de ponta arredondada (Ball point ou stretch)
Como é: Tem a ponta redonda. Quanto maior a agulha, mais arredondada. Boa para: Malhas e tecidos stretch porque ela “escorrega” entre os fios, ao invés de espetar. São ainda mais necessárias em malhas. Tamanhos: 9 a 14

Agulha de pesponto (Topstitching)
 
Como é: O buraco é um pouco maior,  Boa para: Acabamentos pespontados, com um ou dois fios de linha. Tamanhos: 9 a 21

Dica

Quanto menor o número de agulha, mais fina será a agulha. À medida que tem o aumento do números, as agulhas são mais espessas.

Utilize agulhas finas, com tecidos leves e agulhas grossas com tecidos pesados. 

Pesquisa: Vanderlúcio Mota

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário