20 de dez. de 2024

ACABAMENTOS DE ROUPAS COMO FAZER? 

 

POR ONDE COMEÇAR?

 

interpretação de modelo

interpretação de modelo

Um modelo é um plano ou esquema para a produção de um objeto ou sistema. Pode ser usado como guia para a criação de produtos físicos ou virtuais, por consequência, esse modelo deve sofrer uma interpretação de modelo.

Em geral, um modelo é mais abstrato que o produto e pode ser representado por uma imagem, desenho ou protótipo.

Quais são os cuidados na hora da interpretação do modelo?

Uma das coisas mais importantes na hora da interpretação do modelo é aposição do croqui, preferência frente e costas. A postura correta vai ajudar na interpretação das linhas e os tipos de acabamentos da peça em si.

Quando se trata de interpretar um modelo de costura, existem três principais elementos a serem considerados: o tecido, as medidas e as linhas do modelo. Cada um desses elementos tem suas próprias particularidades e, juntos, eles determinam o resultado da sua peça.

 

O tecido é o primeiro fator a ser considerado. Ele influencia diretamente na elasticidade, caimento e textura da sua peça. As medidas também são importantes para garantir que a peça seja confortável e se encaixe perfeitamente no corpo. Por fim, as linhas do modelo determinam a silhueta da peça.

Antes de começar a costurar, é muito importante ter consciência do modelo que você pretende reproduzir. É preciso estudar as medidas da peça, os detalhes e as linhas. Essas informações são fundamentais para saber quais tecidos e quais ferramentas e tipos de maquinas e de acabamentos utilizar para fazer uma boa base para a costura.


 REFERENCIAS

TREPTOW, Doris. Inventando moda: planejamento de coleção. 5. ed. São Paulo: Doris Elisa Treptow, 2013.

DUARTE, Sonia; SAGGESE, Sylvia. Modelagem industrial brasileira. Rio de Janeiro: Letras & Expressões, c1998

CHATAIGNIER, Gilda. Fio a fio: tecidos, moda e linguagem. São Paulo: Estação das Letras, 2006.

LOBO. R, N;  LIMEIRA E.T. N. P; MARQUES. R do N. M. Técnicas de montagem: Métodos e processos para construção de vestuário. São Paulo: Ed. Erica, 2014.

FULCO, P de T; MENDES, A. N. Costurar e empreender o universo da confecção. São Paulo: Ed. Senac, 2018.

Sites pesquisados:

https://blog.maximustecidos.com.br/funcoes-da-maquina-reta/

https://www.pinterest.pt/pin/738168195154960096/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário