26 de jun. de 2009

MANCHAS EM ROUPAS COMO TIRAR


Aconselhar para que sua roupa dure o maior tempo possível faz parte do nosso papel.

Para isso é necessário respeitar alguns princípios básicos, e em seguida, adaptar a melhor forma de lavagem: temperatura, adequada, modo de lavagem, etc.

PRIMEIRO:

Aja rapidamente, mas com delicadeza. Não deixe as manchas sobre o tecido por muito tempo para evitar que envelheçam e penetrem nas fibras

Se a origem da mancha for um produto espesso (vela, tinta) antes de qualquer coisa raspe delicadamente com uma espátula.

Sempre use um tecido branco e limpo ou chumaço de algodão embebido no produto indicado

Nunca esfregue com vigor, em vez disso de pequenas e repetidas batidinhas sobre a mancha, com o produto apropriado

Antes de utilizar um produto, verifique sempre se ele não degrada a cor experimentando-o sobre uma região pequena na parte interna da roupa

Para evitar aureolas, inicie pela borda da mancha e vá aproximando-se do centro

Não utilize grande quantidade de produto de limpeza, melhor acrescentar aos poucos

Solventes inflamáveis devem ser utilizados com prudência.

Efetue sempre uma lavagem após tratar da mancha, independente do produto utilizado.

CAFÉ, CHÁ, CHOCOLATE.

Molhar imediatamente com água fria. Em seguida esfregar de leve com um pano embebido com vinagre branco. Sobre tecido branco, utilizar água oxigenada 10 volumes.

FRUTAS, LEGUMES,VERDURA.

As manchas de frutas e verduras se oxidam ao ar e, sobretudo, ao calor (na secagem ou quando se passa o ferro). Elas adquirem uma coloração morena e se fixam nas fibras. Aconselha-se lavá-las rapidamente tecido manchado. Passar levemente um pano embebido em vinagre branco, ou água oxigenada 10 volumes.

GORDURA,ÓLEO,MANTEIGA

Tirar a mancha em dois tempos: 1. Dissolver o corpo gorduroso esfregando levemente com tetracloreto de carbono, ou solvente apropriado para tecido. 2. Polvilhar com talco neutro, que absorvera a mancha. Deixar agir de 2 a 3 horas depois escovar.

TINTAS.

Tinta de caneta esferográfica, sobre lã esfregue com tetracloreto de carbono apropriado para tecidos. Sobre poliéster, remover cor com solvente incolor para esmalte de unhas.

TRANSPIRAÇÃO.

Em tecidos resistentes, esfregar as manchas com água oxigenada. Para tecidos delicados, deixar de molho meio dia em água fria adicionada de vinagre branco.

SANGUE:

Lavar com água fria durante alguns minutos. Se a mancha resistir: em tecidos resistentes embeba o tecido em água oxigenada, deixe agir e lave-o após, em tecidos de cor ou lã derreter um comprimido de aspirina em um copo de água e mergulhar a parte manchada por alguns minutos.

ERVAS:

Esfregar ligeiramente com um pano embebido em álcool comum. Se a mancha persistir para tecido de algodão branco ou de cor resistente, misture a peça em água misturada com cândida; para outros tecidos, utilizar álcool 90º ou vinagre branco.

FERRUGEM:

A mancha de ferrugem deve ser eliminada de imediato para evitar que provoque um buraco. Utilize suco de ½ limão adicionado de (uma colher de café) de sal refinado. Produtos específicos para ferrugem podem ser encontrados em farmácias.

GRAXA E PICHE:

Colocar em cima da mancha uma camada de manteiga ou margarina. Deixar agir algumas horas. Tirar o grosso da gordura raspando delicadamente com uma espátula, em seguida limpar como uma mancha de gordura.

LAMA:

Deixar secar, e em seguida escovar, (escolha a densidade da escova conforme o tipo de tecido). Para apagar o vestígio, passar no tecido um dos produtos: Água com vinagre – 2 colheres de sopa de vinagre branco diluído em 250 ml d água, água com amoníaco – 1 colher para ½ litro de água.

MAQUIAGEM:

Aplicar álcool 90º.

MOFO:

Em tecido branco ou de cor resistente, mergulhar e deixar um pouco na água com cândida diluída. Em tecido de cor umedecer com suco de limão, em tecido sintético ou seda: molhar num banho de leite.

VELA:

Tirar o Maximo da crosta de cera raspando-a delicadamente os dois lados do tecido com uma espátula. Se a vela for branca, colocar o tecido entre duas folhas de papel absorvente e passar com ferro morno, trocando o papel à medida ele absorver a vela derretida. Lavar normalmente. Caso resista a mancha gordurosa, elimina-la usando álcool puro. Depois de 5 a 10 minutos, esfregar a mão.

CHICLETE:

Passar uma pedra de gelo ate que a mancha endureça. Raspar com uma espátula e completa com lavagem conforme indicado na etiqueta da roupa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário