26 de mai. de 2013

PESQUISA NA MODELAGEM AUXILIA A EVITAR ERROS



A modelagem é uma das fases mais importantes do processo de produção de uma roupa. É nesta fase  de leitura e planificação do croqui que a peça começa a ganhar forma, identidade e até novas numerações.

Não basta saber desenhar, o modelista precisa estar atualizado com as tendências de fit, de volume, de novos tecidos no mercado e de comportamento. Antes de começar a traçar as modelagens, é necessário estudar todas as fibras que serão usadas na coleção. Analisar o movimento, o caimento, o estiramento, o encolhimento e a costurabilidade das fibras.

Imagem: Blog Cecilia máquinas de costura


Além disso, outros tecidos que compõem a peça precisam ser estudados e testados para evitar transtornos durante a produção ou após a venda. A análise do forro, aviamentos, acabamentos e até as lavagens podem reduzir as falhas na produção.

Outro ponto importante é o consumidor que está mais exigente e busca peças que proporcionem conforto. Para garantir essas qualidades, é importante conhecer o público-alvo e o corpo do consumidor que vai vestir a peça para desenhar um produto confortável.

Só depois de analisar todas essas variáveis é que o modelista deve partir para o desenho no papel ou em um CAD de modelagem.

Um comentário: